BLOG
O novo RH – como a Gestão de Pessoas mudou ao longo dos anos.
- 15 de maio de 2017
- Posted by: Consultoria Contato
- Category: Conteúdos para Gestores
A relação entre empresas e trabalhadores vem mudando ao longo dos anos. Isto reflete-se diretamente na área de Recursos Humanos, que precisa ser a força motriz das mudanças necessárias.
Para entender um pouco melhor é preciso conhecer a história do RH. A área surgiu no início do século XX, chamada de Relações Industriais. Tinha o intuito de intermediar as relações entre patrão e empregados dentro das grandes indústrias. Os estudos da época buscavam entender quais elementos melhoravam diretamente a produtividade e haviam algumas discussões iniciais sobre bem-estar do trabalhador.
A partir da década de 1950 a área passou a chamar-se “Administração de Pessoal”. As responsabilidades do RH evoluiram na medida em que os empregados conquistaram direitos importantes. A atuação ainda era bastante burocrática e buscava cumprir a legislação trabalhista.
Na década de 70 o termo Recursos Humanos foi cunhado, ele reflete uma importante mudança de percepção da importância das pessoas. Ao invés de um recurso facilmente substituível, as empresas passaram a entender as pessoas como tão importantes quanto os demais recursos das organizações. A área passou a ter a missão de administrar as pessoas.
Apesar do termo Recursos Humanos ainda ser o mais utilizado atualmente, há uma mudança bastante forte de paradigma nas últimas décadas. Hoje as organizações percebem que as pessoas são mais importante que os demais recursos, pois elas são as reais responsáveis pelos resultados organizacionais.
Isto ocorreu pois passamos pela Era da Informação onde a economia é globalizada, há alta competitividade, as mudanças são constantes, aceleradas e imprevisíveis.
O sucesso das organizações depende de sua capacidade de inovar e responder as mudanças que acontecem, por isso as pessoas passaram a ser altamente valorizadas. Os trabalhadores passaram a ser chamados de colaboradores, pois eles tem um papel ativo nas empresas. Neste sentido, a organização deixou de administrar as pessoas, para passar a administra com elas.
Estas mudanças também são uma resposta as novas relações de trabalho estabelecidas. Hoje as pessoas desejam trabalhar em locais que tragam felicidade e realização. Entende-se que o trabalho não deve ser apenas um meio para conquistarmos as coisas que desejamos, ele deve ser fonte de satisfação e estar alinhado com as coisas que são importantes para os colaboradores. Para responder a isto as empresas investem em benefícios, flexibilizam suas regras e horários, melhoram sua gestão de pessoas e buscam colaboradores engajados com a sua cultura.
O RH deve estar a frente destas mudanças, auxiliando a gestão da empresa a estar preparada para os novos desafios, desenvolvendo a cultura da empresa e ouvindo seus colaboradores.
Texto por: Karina Matheus Faraco